Bancos descumprem medida do BC sobre contas gratuitas

No Banco do Brasil, o atendente disse ao agente do Idec que o sistema de seu computador tinha alguma falha que não deixava criar a conta essencial. A instituição não respondeu ao pedido da equipe do Diário.
"O Santander esclarece que o funcionário apresentou ao cliente opções de acordo com seu perfil e, por fim, atendeu ao pedido do cliente", explicou o banco.
Já o Bradesco afirmou que cumpre todas as determinações do BC e "que a opção de aquisição ou contratação de qualquer produto ou serviço é decisão do cliente e o Bradesco respeita essa escolha".
SEGUINDO AS REGRAS - Por outro lado, a Caixa Econômica Federal e o Itaú Unibanco não apresentaram dificuldade para que os pesquisadores mudassem suas contas para os pacotes essenciais. Em nota, o Itaú disse que busca a satisfação do cliente, respeitando o seu desejo e também "oferecendo a possibilidade de aderir a pacotes que melhor se enquadrem ao seu perfil de relacionamento com o banco". A Caixa não respondeu até o fechamento desta edição./CW
MOTIVOS - Ele deixou claro que não era papel da pesquisa analisar os motivos que levaram os quatro bancos a omitirem ou negarem a criação do pacote grátis, mas acredita em duas hipóteses. "Ou os atendentes desconhecem esse tipo de conta, talvez por falta de treinamento, ou eles são orientados pelas instituições a não ofertar", avaliou Giannella.
Caso o consumidor encontre situação parecida, o gerente do Idec orienta a reclamação na ouvidoria dos bancos. "Mas se não resolver desta maneira, é interessante recorrer a outros órgãos, como o Procon do município em que reside, ou mesmo ao BC", elucidou. Giannella disse que as reclamações contribuem para que os órgãos cobrem ainda mais das instituições financeiras.
No BC, é possível reclamar pela internet, na seção ‘Fale conosco' do site www.bcb.gov.br, pelo telefone gratuito 0800-979-2345, ou por carta para o endereço Av. Paulista, 1.804 - Andar Térreo, Bela Vista, São Paulo - SP, CEP 01310-922.
Fonte:- Pedro Souza Do Diário do Grande ABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário