terça-feira, 28 de agosto de 2012

MPF denuncia quadrilha que recebia empréstimos em nome de segurados do INSS em Blumenau

A soma dos valores obtidos com o golpe, a maioria contra a Caixa Econômica Federal, ultrapassa R$ 380 mil

Uma quadrilha que utilizava documentos falsos para sacar empréstimos em nome de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em Blumenau, foi denunciada pelo Ministério Público Federal. A soma dos valores obtidos com os crimes ultrapassa R$ 380 mil. A maioria dos golpes era aplicado contra a Caixa Econômica Federal. Dez suspeitos foram acusados pelo MPF por formação de quadrilha, estelionato e falsificação de documento público e particular.
O grupo agia por meio de correspondentes bancários Caixa Aqui, mediante a apresentação de documentos de identificação e comprovantes de residência falsos. Desta forma, conseguiam abrir as contas bancárias em nome de beneficiários do INSS. Os valores eram sacados por um integrante da quadrilha e um “laranja”, que fornecia a foto para a confecção da identidade falsa.

Esquema articulado

O esquema também incluía a obtenção, para informação nos cadastros de empréstimo, de telefone VOIP (Voice over Internet Protocol) e direcionamento da chamada pelo serviço “Siga-me” para os celulares de membros da quadrilha. O endereço e o telefone dos beneficiários utilizados nas fraudes ainda eram alterados no site da Previdência Social pelos endereços e telefones dos envolvidos no golpe.
De acordo com o procurador da República em Blumenau, João Marques Brandão Neto, o golpe só era descoberto quando o beneficiário o pensionista verificava o desconto das parcelas do pagamento do empréstimo no contracheque do seu benefício.
Fonte:- R7 Noticias - por Ana Carolina Vilela

Nenhum comentário: