quarta-feira, 31 de outubro de 2012

BVA ampliou depósitos e capital com concessão de empréstimos, diz jornal

O procedimento usado pelo banco para garantir os financiamentos concedidos e aumentar a base de depósitos, pode dificultar o processo de cobrança dos empréstimos caso a instituição seja liquidada

SÃO PAULO - O Banco BVA, especializado em conceder empréstimos a empresas de médio porte, tem essas mesmas companhias como credoras da instituição. Contudo, segundo publicação do jornal Valor Econômico, o procedimento usado pelo banco para garantir os financiamentos concedidos e aumentar a base de depósitos, pode dificultar o processo de cobrança dos empréstimos caso a instituição seja liquidada. O BVA está sob intervenção do Banco Central desde o dia 19.
Cofre em um bancoSegundo a publicação, o BVA tinha como prática conceder empréstimos de longo prazo a empresas novatas ou com alto perfil de risco, segundo fontes que analisaram a carteira da instituição. O crédito era concedido na forma de Cédulas de Crédito Bancário (CCB) ou Cédulas de Crédito Imobiliário (CCI), posteriormente vendidas a terceiros no mercado.

Em contrapartida, o banco exigia que parte do valor financiado permanecesse na instituição como garantia da operação em caso de calote. Assim, o BVA conseguia ampliar sua base de depósitos ao mesmo tempo em que abria espaço no balanço para conceder novos financiamentos.
Fonte:- Valor Econômico / Infomoney - Por Nara Faria

Nenhum comentário: