Serviços de bancos e telefonia serão avaliados por novo índice
SÃO PAULO - Objetivo do indicador é avaliar a satisfação e a lealdade dos consumidores com relação as principais empresas dos setores...
foto: Camila Souza Ramos
Segundo Mitsuru Higuchi Yanaze, coordenador do Centro de Estudos e Mensuração em Comunicação e Marketing, objetivo da implanatação do BCSI no Brasil é ter um parâmetro único
O índice, que varia em uma escala de de zero a cem, considera a opinião de 250 consumidores com relação ao produto ou serviço, além da expectativa, as reclamações e a lealdade deles.
De acordo com David Vanamburg, diretor da American Costumer Satisfaction Index (ACSI), índice aplicado desde 1994 nos Estados Unidos, o indicador beneficia os consumidores, que terão mais informações para a escolha das marcas, o governo, para identificar a performance do setor avaliado, e os investidores, que terão dados que podem direcionar suas aplicações.
"Nos Estados Unidos, nós identificamos uma relação muito forte entre a satisfação dos clientes e o desempenho financeiro da empresa", afirma Vanamburg. Ele explica que uma maior satisfação dos consumidores aumenta as vendas da companhia, atrai novos clientes e torna a marca mais atrativa para acionistas, valorizando a empresa no mercado.
Desempenho global
A Indonésia, um dos países onde se aplica o ACSI, teve em 2011 os melhores índices globais nos setores bancário e de telecomunicações, com médias de 79 e 77, respectivamente. Já os piores desempenhos foram registrados em Cingapura no setor bancário, com média de 70 pontos, e os Estados Unidos no setor de telecomunicações, com média de 70 pontos.
Segundo Vanamburg, no caso do setor bancário, países com PIBs maiores e economias mais fortes tem desepenhos melhores, enquanto no caso do setor de telecomunicações, países com áreas mais extensas tem avaliações piores, por causa da dificuldade de alcance do sinal.
As avaliações, segundo ele, também dependem do momento econômico. Em 2009, com o auge da crise econômica, houve uma queda na avaliação do setor bancário nos Estados Unidos porque os bancos demitiram muitos funcionários e reduziram custos, congestionando o atendimento, explica.
Fonte:- DCI - por Camila Souza Ramos
Fonte:- DCI - por Camila Souza Ramos
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