quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Falta de "educação digital" ameaça segurança em Informática

Opinião é do advogado Renato Opice Blum, especialista em Direito Eletrônico. Ele participou do Dia Internacional de Segurança em Informática, comemorado nesta terça-feira (2) na Fiesp.

Fraude financeira, vírus, invasão de sistema, roubos de notebooks, falhas na segurança física, vazamento de informações, lixo eletrônico e acesso remoto indevido. Estes são os principais fatores que ameaçam a segurança em Informática. Na avaliação do especialista em Direito Eletrônico, Renato Opice Blum, no entanto, boa parte dos problemas no ambiente virtual deve-se à falta de educação por parte dos usuários para lidar com seus equipamentos.
“Trata-se de uma situação peculiar relacionada ao avanço da tecnologia. Temos dificuldades de compreender estes avanços”, afirmou Blum, nesta terça-feira (2), durante seminário que debateu o tema na Fiesp, em comemoração ao Dia Internacional de Segurança em Informática.IncidênciaDe acordo com o diretor de Resposta a Incidentes da Microsoft, Andrew Cushman, os computadores brasileiros têm alta porcentagem de lixo eletrônico. Segundo ele, a média mundial é de 10 computadores limpos a cada mil, enquanto no Brasil este número salta para 24.
“Há mudanças muito rápidas nos processos de segurança. Por isso, há necessidade constante de atualização”, argumentou Cushman.Ao explicar a necessidade de implantação do processo de segurança da informação nas organizações, o especialista Edison Fonte salientou que o “mercado é uma guerra com todos os tipos de concorrentes e fraudadores”.
Alex MusgroveAlex Musgrove, especialista em Ameaças Virtuais na América Latina da Kaspersky Lab, alertou que nos últimos dois anos o número de malwares (qualquer software criado para danificar computadores) aumentou consideravelmente. DataNo Brasil o Dia de Internacional de Segurança é comemorado desde 2005 pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com o objetivo de lembrar as pessoas sobre a importância da proteção de seus computadores e suas informações.
(Fonte:- por Lucas Alves, Agência Indusnet Fiesp)

Nenhum comentário: