quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Crédito Consignado


Crise e Selic Comprometeram o crescimento do Crédito Consignado

- A concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) teve uma forte queda em novembro do ano passado, acima de 70%. Segundo relatório da Link Investimentos, isso aconteceu devido à menor atratividade dessa modalidade de crédito.

Com o aumento da Selic e a turbulência do mercado internacional, os empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do INSS ficaram com a rentabilidade comprometida, já que há um teto de 2,5% para a taxa de juros, limitando o crescimento deste tipo de operação.

O relatório também ressalta que os bancos pequenos e médios, que possuem participação relevante nesse segmento, ficaram sem liquidez com a crise financeira. Com isso, a previsão é de que o crescimento do segmento do INSS seja baixo nos próximos anos, apesar de apresentar risco mais baixo para os bancos.

Queda
A concessão de crédito consignado para aposentados do INSS registrou uma queda de 72,9% em novembro do ano passado na comparação com outubro.

Segundo a corretora, o penúltimo mês de 2008, foram feitas 16.365 operações de empréstimo com garantia de desconto na folha de pagamento. O valor das operações ficou abaixo do montante contratado em outubro, de R$ 198,4 milhões para R$ 115,5 milhões, uma queda de 41,7%.
(Fonte:- Infomoney - por Roberta de Matos Vilas Boas)

Nenhum comentário: