terça-feira, 24 de maio de 2011

Grandes bancos visam consignado e tomam conta deste mercado
Marcelle Gutierrez
São Paulo - O sistema bancário brasileiro enfrenta uma mudança no cenário do crédito consignado. Antes foco quase exclusivo dos bancos de médio e pequeno porte, agora faz parte também dos planos de expansão dos grandes bancos.
Na comparação com março de 2010, as cinco maiores instituições financeiras divulgaram aumento considerável nesse segmento e revelaram planos de maior investimento. No primeiro trimestre de 2011, o Banco do Brasil cresceu 19,4%, o Santander, 34,6%, Bradesco, 28,3%, e Caixa Econômica Federal, 23,4%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os números do Banco Central das operações em março deste ano também reforçam a força do consignado no sistema financeiro. Do crédito pessoal, a linha representa 59,9% e o saldo chega a R$ 142,908 bilhões. Deste total de empréstimos, 85,7%, ou R$ 122,486 bilhões, têm origem no setor público.
"Os servidores públicos são clientes com perfil muito interessantes para o Bradesco, pois têm estabilidade financeira", disse Renan Mascarenhas, diretor do Departamento de Poder Público do Bradesco.
Mas, na opinião de Renato Oliva, presidente da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), não há grande preocupação entre os bancos de menor porte. "Acho desejável ter mais instituições operando. A gente se preocupa somente quando não há possibilidade de operar. Cada banco tem sua decisão e é natural ter revisão dos negócios", afirma o representante do setor.
Fonte:- DCI

Nenhum comentário: