Denunciada ex-bancária que liberou empréstimos em nome de Lula
O Ministério Público do RS denunciou à Justiça uma ex-funcionária do Banco Panamericano que concedeu empréstimos a terceiros em prejuízo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Posteriormente, ela foi demitida.
Maria Luciana Pereira, 38 de idade, é acusada de estelionato por ter liberado os valores de R$ 4.419,45 e R$ 674,96 a dois aposentados de Uruguaiana (RS). As cifras foram registradas como empréstimos consignados à pensão que Lula recebe do INSS por ter sido perseguido pelo regime militar.
Os valores foram liberados em janeiro e fevereiro de 2007, na agência do Banco Panamericano de Uruguaiana, e seriam descontados do ex-presidente em 36 parcelas. Poucos dias após a contratação dos empréstimos, a Presidência da República percebeu a suposta fraude e acionou o INSS para que fossem cancelados.
No campo penal, as providências foram tomadas pelo promotor de justiça Rodrigo de Oliveira Vieira. Nem o Ministério Público nem o Ministério da Previdência Social souberam informar se alguma parcela chegou a ser descontada.
Conforme o promotor, não foi encontrada nenhuma relação fraudulenta entre os dois aposentados que receberam os empréstimos e a ex-funcionária do banco que liberou os valores.
"O inquérito não apontou que ela recebeu parte do dinheiro, mas de qualquer forma houve estelionato que beneficiou terceiros", diz a peça de denúncia. (Proc. nº 037/2.10.0006278-6)
Contraponto
Segundo o advogado Marco Aurélio Rodrigues da Costa, que defende a ex-funcionária do banco, sua cliente não cometeu estelionato. "Um equívoco causado por uma falha no sistema operacional do Panamericano fez com que os empréstimos fossem concedidos em prejuízo de Lula" - segundo ele.
O advogado explica que "Maria Luciana e demais colegas de agência haviam recebido pela Internet o número de registro do ex-presidente no INSS e, por curiosidade, usaram o dado para consultar o valor da pensão".
As informações ficaram gravadas no computador, que registrou os empréstimos por engano na conta de Lula, conforme a versão da ex-funcionária.
Luciana é ré primária. "Trata-se de uma moça humilde, que foi demitida por causa disso e nunca mais conseguiu emprego", diz Costa.
O Banco Panamericano não quis se manifestar.
Fonte:- http://www.espacovital.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário