Cai o monopólio do consignado após pedido de prisão de secretário
Monopólio do Banco do Brasil e da Caixa prejudicava servidores, na opinião do MPF, que conseguiu derrubá-lo na justiça.
Os servidores públicos estaduais já podem contrair empréstimos consignados com a instituição financeira de sua preferência. O governo, que se recusava a cumprir determinação judicial que acabou com o monopólio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal recuou após advogados de financeiras pedirem a prisão do secretário de Administração, Paulo Ivan. Milhares de servidores estavam sendo prejudicados pelo monopólio, devido o rigor dos bancos estatais.
A informação foi confirmada no início da tarde desta segunda-feira pelo delegado Bonfim Filho. Ele era um dos servidores públicos que estavam lutando pelo fim do monopólio. Segundo Bonfim, milhares de servidores estavam sendo prejudicados, pois qualquer pendência com as duas instituições financeiras estatais era suficiente para inviabilizar a contratação do empréstimo.
A ação para acabar com o monpólio foi movida pelo Ministério Público Federal, que considerou o fato ilegal por impedir a concorrência e, com isso, contribuir para o aumento das taxas de juros cobradas dos servidores. Apesar da justiça ter atendido o pleito, o governo se recusou a cumprir a sentença judicial o que levou advogados de financeiras a entrarem com pedido de prisão do secretário de Administração, Paulo Ivan. Só assim o governo do estado recuou.
Fonte:- Diário Terezina
Nenhum comentário:
Postar um comentário