sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Brasileiros seguram gastos para se preparar para o Natal, diz Fecomércio-RJ
Compras Natal

A intenção de compra nos três últimos meses de 2012 é a maior apurada para o período desde setembro de 2008, quando ainda não estavam em ação os efeitos da crise econômica internacional

               
SÃO PAULO – Pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos revela que os consumidores brasileiros estão recuando a tomada de crédito de financiamentos e o atraso em prestações para se preparar para o Natal.
De acordo com o estudo, 37,5% dos brasileiros estão pagando algum tipo de parcelamento. O número representa queda de 6,3 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2011, quando 43,8% da população pagava alguma prestação.

A inadimplência em financiamentos também recuou no país. Segundo a pesquisa, 12,1% dos brasileiros com financiamento estão com alguma prestação atrasada. A proporção registrada em setembro do ano passado havia sido de 13,2%.
Ao mesmo tempo, a intenção de compra nos três últimos meses de 2012 é a maior apurada para o período desde setembro de 2008, quando ainda não estavam em ação os efeitos da crise econômica internacional. Está hoje em 15,9%, ante 15,1% apurados em setembro de 2011, e 18,0%, em igual mês de 2008. Entre os que pretendem consumir algum item durável ainda neste ano, os mais citados são televisão (20,1%), carro (15,2%), computador (13,0%), fogão (12,4%) e sofá (9,1%).
Segundo o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, com o consumo e a inflação mais fortes, uma parcela dos brasileiros abriu mão de novos financiamentos para equilibrar as contas. Para isso, contou com os incentivos próprios de um mercado de trabalho cada vez mais formalizado: restituição de imposto de renda, antecipação da primeira parcela do 13º salário e abono de férias.
“Como resultado desse ajuste, temos redução da exposição a financiamentos e da inadimplência, bem como uma retomada aparentemente pontual do carnê na comparação com o cartão”, explica o economista.
Fonte:- Infomoney - Por Welington Vital

Nenhum comentário: