quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Financeiras dificultam quitação de empréstimos antes do prazo, diz Proteste

Segundo a associação, as financeiras não informam o valor do saldo devedor atualizado e não enviam o boleto de pagamento

SÃO PAULO – A Proteste Associação de Consumidores pediu ao Banco Central e Ministério Público que tomem providências contras as financeiras e bancos que estão impondo dificuldades ao consumidor que deseja quitar um empréstimo antes do prazo fixado em contrato.
Segundo a associação, o consumidor não recebe os cálculos com o valor atualizado da dívida para o pagamento antecipado, já considerando a atualização dos juros e demais encargos. O devedor também não é esclarecido sobre os critérios usados para atualizar o saldo devedor de financiamentos de veículos, imóveis e crédito consignado.
Consumidor
Entre os associados da Proteste as queixas mais recorrentes e cujas instituições não têm solucionado os problemas após intermediação da entidade referem -se a: BV Financeira, BMG, Banco do Brasil, Citibank, Itaú, HSBC e Bradesco.

Fique atento
O consumidor deve ficar atento ao cálculo final quando pede o valor para liquidar a dívida ou algumas parcelas do empréstimo. Os juros que seriam cobrados em cada parcela que será antecipada devem ser descontados.
Se a quitação já foi realizada e depois foi constatada diferença de valores, o consumidor poderá recorrer à Justiça e reaver o gasto excedente em dobro. A liquidação antecipada pode ser feita com a utilização de recursos próprios ou por transferência de recursos a partir de outro banco.
O direito de quitação antecipada do débito, com abatimento do valor total, é garantido pelo artigo 52 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e pela Resolução 3.516/2007 do Banco Central. Vale para empréstimos bancários ou financiamentos de imóveis, carros ou bens de consumo. Não pode haver cobrança de tarifas em decorrência da liquidação antecipada.
Fonte:- Infomoney - Por Welington Vital

Nenhum comentário: