Capacidade dos bancos para se financiar a partir de 2013 segue em foco, avalia Fitch
A capacidade do setor bancário para refinanciar a dívida com vencimento próximo continua a ser um dos focos principais dos investidores, avalia a Fitch. Enquanto alguns dos bancos mais fortes têm sido capazes de levantar fundos, as preocupações com relação às captações vêm crescido devido à queda acentuada nas emissões de dívida em geral desde junho de 2011.
Políticas do BCE são importantes
De acordo com a agência, mesmo se as emissões continuem no mesmo ritmo modesto de 2011, as dívidas poderão ser financiadas pelos bancos europeus. Além do empréstimo realizado pelo BCE de € 489 bilhões em dezembro, com vencimento de três anos, novos financiamentos devem ser fundamentais para o financiamento do setor.
Para a agência, esse empréstimo representa uma injeção substancial de dinheiro, com o aumento simultâneo em depósitos no BCE sendo consistente com a constituição de fundos bancários para substituir a dívida. "Esperamos que a próxima rodada de financiamento de três anos em fevereiro apresente o mesmo resultado", afirma.
Dependência
Enquanto os programas de empréstimo ajudam a aliviar as preocupações com o financiamento para 2012, eles também aumentam a dependência do setor sobre o BCE, avalia a Fitch. Desta forma, levantam-se novas questões sobre como os bancos podem recuperar a confiança entre os investidores e se desvencilhar do apoio do BCE a partir de 2013.
Fonte:- Infomoney

Nenhum comentário:
Postar um comentário