INSS discute mudar o consignado
Resolução pede urgência nas discussões que vão alterar o crédito com desconto no holeritede aposentados
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve retomar em breve as discussões para reformular as regras do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas. O objetivo é adotar medidas que previnam fraudes e golpes.
O CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) publicou uma resolução esta semana no “Diário Oficial da União” recomendando urgência nas discussões.
No ano passado, o INSS desenvolveu uma série de projetos para ampliar a segurança das operações de consignado. Entre as propostas estão a implantação de um convênio com o Banco Central para facilitar a troca de informações sobre o sistema bancário. Está previsto também o cancelamento automático de operações suspeitas e a consulta do saldo e da margem consignável nos terminais de autoatendimento.
O INSS pretende alterar a regra de crédito do empréstimo. O valor que hoje é depositado em conta-corrente seria incluído no saldo do benefício.
A taxa máxima de juros, de até 2,34% ao mês para o empréstimo e de 3,36% para as operações de financiamento com cartão de crédito, deve continuar igual.
bancos/ No final do ano passado, quando o assunto estava sendo discutido, a conselheira do CNPS e representante da Confederação dos Aposentados, Josepha Britto, disse que era injusto bancos que não depositam a aposentadoria fazer empréstimo consignado.
Os bancos, por outro lado, defenderam a concorrência. Procurada ontem, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que só vai se pronunciar depois que as discussões forem retomadas. A ABBC (Associação Brasileira de Bancos) não respondeu.
Fonte:- Diario de S.Paulo - por Carol Rocha

Nenhum comentário:
Postar um comentário