terça-feira, 17 de abril de 2012

Concessão de crédito facilitada pode gerar crise no setor automotivo
SÃO PAULO - A facilidade em obter crédito para a compra de veículos  nos últimos cinco anos pode estar prestes a gerar uma crise no setor automotivo.
De acordo com o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, o efeito desta abertura de crédito se compara ao que aconteceu entre 2008 e 2009 nos Estados Unidos com o setor imobiliário. “Da mesma forma que na época houve uma expansão exagerada na concessão de crédito para os consumidores de baixa renda financiarem imóveis, nos últimos cinco anos, observamos o mesmo fato nos financiamentos de veículos no Brasil, principalmente em relação aos financiamentos em 60 parcelas sem entrada”, explica.
Inadimplência
Segundo Fontes, o volume do saldo de financiamentos para veículos novos e usados, levando em consideração apenas o CDC (crédito direto ao consumidor), deve ter ultrapassado R$ 175 bilhões em março deste ano.
O economista ainda afirma que a inadimplência com atrasos acima de 90 dias deve estar próxima dos 6%, enquanto os atrasos entre 15 e 90 dias chegam a 26%. “Chegaremos a um volume próximo de R$ 56 bilhões em atrasos nas carteiras dos bancos que operam este segmento”, conta.
Fontes acredita que o fato não deve provocar quebra de bancos e contaminação da economia, porém, ele afirma que o cenário é muito preocupante tanto no curto quanto no médio prazos. “Assim como nos Estados Unidos na época da crise, os bancos aqui no Brasil já estão com sérios problemas na administração destas carteiras. É possível que o mercado de venda de veículos fique estagnado nos próximos meses”, explica.
Fonte: Infomoney por Fabiana Pimentel

Nenhum comentário: