Bancos médios devem ganhar mercado em 2013, avalia Moody’s
SÃO PAULO - Depois de perderem participação de mercado nos últimos seis anos, os bancos médios vão ganhar novamente espaço a partir deste ano, prevê a Moody’s em relatório divulgado hoje.A expectativa da agência de classificação de risco é que os bancos médios sejam responsáveis por 18% do estoque de crédito no país. Isso corresponde a 3,5 pontos percentuais a mais do que essas instituições tinham até o ano passado.
Não significa, porém, que os bancos médios irão retomar a importância que tiveram no passado. Em 2006, eles detinham 26,5% do saldo de empréstimos.
A Moody’s avalia que os bancos médios podem ser favorecidos pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, que pode chegar a algo em torno de 3% a 4%, de acordo com as estimativas.
Como desafios para o setor, a agência cita a dificuldade de manutenção de uma liquidez adequada e de captação.
Por outro lado, a Moody’s estima que o segmento de bancos médios vai se beneficiar a partir deste ano de recentes regras criadas pelo governo.
Desde o ano passado, por exemplo, os bancos não podem reconhecer à vista o ganho da venda de uma carteira de créditos pela qual a instituição ainda é responsável por eventual inadimplência. “Esperamos maior disciplina na originação de créditos”, afirma a agência no relatório.
Outra novidade é o Depósito a Prazo com Garantia Especial II, instrumento de captação que começou a ser emitido no fim do ano passado. Para lançá-lo, o banco precisa entregar ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) recebíveis que passam por uma intensa fiscalização, cujo objetivo é evitar fraudes.
Fonte:- Por Carolina Mandl | Valor
Nenhum comentário:
Postar um comentário